Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

19 de março de 2010

A ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA DE ED. BÁSICA DO POVO PITAGUARI TRABALHA EM PARCERIA COM A COMUNIDADE .


Cacique Daniel todas as segunda-feira inicia a semana com o ritual sagrado na Escola Indígena de Santo Antonio junto com professores e alunos.
O Toré Pitaguary é uma dança que se inicia com os participantes dando as mãos e formando um grande círculo, como numa "corrente" de oração. Aqueles que dançam seguem os comandos dos chamados “puxadores” de Toré, geralmente o cacique ou o pajé. O canto é acompanhado pelo som das maracás e muitas vezes conta com a batida de tambores que ficam no centro da roda.
O cacique já teve a oportunidade de divulgar um pouco da cultura do povo Pitaguary em diversas escolas do município de Maracanaú, com palestras e a dança do toré , que é o ritual sagrado da aldeia.

Para apresentaçoes ou palestras ligue: 3392-8520/ 3384-3350.

17 de março de 2010

“SE LIGA” É UM DOS 12 FINALISTAS DE PRÊMIO PROMOVIDO PELA TV CULTURA

O Programa de inclusão digital da Prefeitura, o Se Liga, é um dos 12 finalistas do Prêmio Conexão Cultura, da Fundação Padre Anchieta e TV Cultura. O relato da experiência, que já beneficiou mais de 26 mil pessoas de diferentes faixas de idade, desde 2006, foi selecionado entre os mais de 700 inscritos de todo o Brasil, em diversas categorias. A premiação acontecerá no dia 31 de março, no Teatro Franco Zampari, em São Paulo. Além do prêmio, um vídeo será produzido e entrará na programação da TV Cultura. Esta semana, uma equipe de reportagem virá a Maracanaú para conhecer o Projeto, que já foi destaque na Revista A Rede, publicação especializada na área de inclusão digital. Hoje, Maracanaú conta com 33 Telecentros, dentro do Projeto Se Liga, que disponibilizam oficinas de informática, internet, construção de textos e elaboração de currículo. São oferecidos também cursos à distância nas áreas de empreendedorismo, trabalho e renda, informática, educação, além de serviços como, acesso orientado à Internet, emissão de 2ª via de contas e pesquisas escolares. Em breve, a iniciativa contará com mais 19 telecentros, que funcionarão em contêiners ecológicos dentro das escolas, atendendo à comunidade e aos alunos do Município que fazem parte do projeto de inclusão de pessoas com deficiência.(MR)


FUNCULT LANÇA CARTILHA

A Fundação de Cultura de Maracanaú – Funcult, dando continuidade ao projeto cultural “É Hora de Ler”, lança uma nova linha editorial do programa de leitura “O Povo Quer Saber”. Esta segunda edição conta a luta e conquista da emancipação de Maracanaú. A história é narrada pelo professor José Geovani Gomes, um dos fundadores do Conselho de Defesa dos Interesses de Maracanaú – Codim e militante na luta pela emancipação. O projeto tem como objetivo informar à população maracanauense sobre a universalidade cultural da região com base na cidadania, contemplando as manifestações culturais, desde a literatura, o teatro, a música, o folclore, a dança, as artes plásticas e a sua história. (AF)


DIA 19 DE MARÇO É FERIADO

Na próxima sexta-feira, 19 de março, transcorre o segundo feriado municipal do ano. A data comemora o Dia do Padroeiro do Município e do Ceará, São José. De acordo com o artigo 276, da Lei Orgânica do Município, outras duas datas são igualmente festejadas como feriados municipais. São elas: 6 de março, data da Emancipação Política de Maracanaú; e 13 de junho, dia de Santo Antônio. Nessas três datas, ficam proibidas atividades no comércio, indústria, setor de serviços e nas escolas. Porém, fica assegurado, em regime de plantão, o funcionamento dos serviços públicos essenciais à população, como postos de saúde, emergência do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda e o SOS Maracanaú.(MR)


NOVO CICLO CONTRA DENGUE




Hoje, 15, Maracanaú inicia o segundo ciclo de combate à dengue. A meta é visitar cerca de 97 mil imóveis, até o dia 7 de maio, visando combater a proliferação das larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Durante as visitas, os agentes de saúde distribuirão panfletos educativos, além de vedarem caixas d’águas e cisternas, dentre outros locais de risco. Em caso de dúvidas sobre os sintomas da doença, as pessoas podem ligar para o Alô Dengue 3521-5006. (ST)

1 de março de 2010

CARNAPIM


O CARNAPIM 2010 da Escola Indígena do Povo Pitaguari foi um sucesso, a criançada fez a festa.

Indío Quer Apito


Marchinhas de Carnaval
Composição: Haroldo Lobo-Milton de Oliveira

Ê ê ê ê ê índio quer apito
Se não der pau vai comer

Lá no bananal mulher de branco
Levou pra índio colar esquisito
Índio viu presente mais bonito
Eu não quer colar
Índio quer apito




 
Subir