Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

24 de junho de 2010

Gincana Copa do Mundo 2010 - Escola Indígena do Povo Pitaguari.



A Ecola Indígena do Povo Povo Pitaguary elaborou um projeto para ser desenvolvido na mesma durante os dias de jogo do Brasil na copa do mundo.
"Gincana Eu Sou Brasil" o trabalho foi realizado com divisão dos turnos em cores , sendo o verde representado pelas turmas da manhã e o amarelo representado pelas turmas da tarde. A gincana foi um grande sucesso, os alunos se divertiram muito com desfile da mascotes da copa e garota da copa 2010, grito de guerra, campeonato de dama, carimba, futebol masculino, passa ou repassa relacionado a copa e muito mais . Ifelizmente não ganhamos o hexa, mas não perdemos as esperanças.
A gincana foi finalizada com a equipe amarela sendo vencedora. Parabéns a todos.

Filme a Educação da Pequena Árvore

A Escola Indígena do Povo Pitaguari recebeu a visita de Ana Célia e Iranilda Lourenço, que desenvolvem um trabalho social junto as comunidades indígenas que vieram apresentar na escola o filme " A Educação da Pequena Árvore" para que os alunos de 6º ao 9º ano e pré II pudessem refletir e comparar com sua realidade.O filme é uma reflexão sobre a educação escolar institucional e educação indígena ; abre debate sobre preconceitos entre grupos sociais , e a pseudo superioridade dos que dizem civilizados ;na cena do castigo é possível observar que são as crianças que brincam que são castigadas na educação formal, sendo que é brincando que se constroe mais facilmente os conceitos e aprendizados. É um filme importante para todos que se envolvem com a educação hoje, principalmente nas escolas públicas onde recebemos tantas culturas diferentes e onde deve ser um lugar de escola públicas e onde deve ser um lugar de convivência e não de repressão, e muitas vezes se torna presente disfarçada de bons costumes. Esse filme fez com que os alunos refletissem e conversassem entre sí.

16 de junho de 2010

Projeto " Aluno Leitor "



«A leitura é uma espécie de energia que faz levitar a alma.»

A EMIEB do Povo Pitaguari comemora a segunda etapa do projeto “Aluno Leitor” que é premiado o aluno que mais leu livros e entregou o relatório bimestralmente. O projeto foi criado e é desenvolvido pela professora Cristina Biblioteca da escola. Segundo a professora o projeto está cada vez mais sendo completado pela demostração de carinho e o interesse que os alunos tem com o livro. Fala que está sendo incentivada também pela Coordenadora da Célula de Educação Indígena da SEDUC ( Secretaria de Educação do Estado do Ceará)Maria Adelaide do Vale que tem conhecimento do projeto e principalmente alunos e funcionários da escola. Dessa vez no turno da manhã a premiada foi uma aluna do 5º ano no turno da manhã Vanessa késsia Ferreira de Araújo com 7 livros lidos e no turno da tarde o felizardo foi Reney Menezes da Silva com 5 livros lidos.
Um bom leitor é aquele que não descansa enquanto não chegar ao fim do livro A leitura é sinônimo de cultura pois um bom leitor é aquele que aprende com o escritor. Um livro é uma caixa mágica onde podemos encontrar alguns dos nossos sonhos a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano, uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a consciência, a visão do mundo. O desenvolvimento tecnológico contribuiu e vem contribuindo para agravar o distanciamento do homem com o livro, comprometendo a saudável relação do leitor com o livro.

Palestra - Doença de Chagas


Doença de Chagas
A escola Indígena do Povo Pitaguari recebeu a visita de Agentes de Endemia do município de Maracanaú , para a realização de uma palestra de conscientização , proteção e prevenção contra o barbeiro.

Panorama
A tripanossomíase americana, ou doença de Chagas - como foi chamada pelo médico brasileiro que a descreveu no começo do século XX -, é comum em todos os 17 países das Américas Central e do Sul. Do México ao Chile, ela ameaça um quarto da população da América Latina. Estima-se que 18 milhões de pessoas estejam vivendo com o parasita no sangue e cerca de 100 milhões de pessoas estejam sob risco de infecção em 21 países das Américas Latina e Central. Em Honduras, por exemplo, 1,8 milhões de pessoas habitam áreas endêmicas, e acredita-se que 300 mil estejam infectadas com a doença.
As pessoas mais afetadas pela doença de Chagas são as muito pobres, que vivem em casas de pau-a-pique, um habitat perfeito para os insetos. A doença de Chagas mata cerca de 50 mil pessoas todos os anos no continente americano e é a terceira enfermidade tropical mais prevalente, depois da malária e da esquistossomose.
Causa
A doença de Chagas, ou tripanossomíase americana, é causada pelo Trypanosoma cruzi, um parasita transmitido aos humanos e a outros mamíferos por insetos hematófagos (triatomíneos) tais como os da família do barbeiro. Ela também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado ou ainda de mãe para filho, na gravidez. Estes insetos vivem nas paredes e telhados de habitações precárias, normalmente encontradas em áreas rurais pobres ou em favelas, por toda a extensão das Américas Latina e Central. Quando pica, o inseto infectado deposita fezes sobre a pele da pessoa, que ao coçar o local permite que o parasita atravesse a pele e penetre na corrente sanguínea.
Sintomas
A picada do inseto é raramente visível e, durante a fase aguda, somente as crianças costumam apresentar sintomas, tais como febre, inchaço do rosto ao redor da picada, aumento das glândulas linfáticas, que ficam doloridas, e aumento do fígado e baço. Na população adulta, a grande maioria dos pacientes permanece assintomática, desconhecendo que está doente. Apenas cerca de 1% dos casos agudos são diagnosticados, e o parasita é capaz de se multiplicar no corpo do hospedeiro durante anos ou mesmo décadas, sem que a vítima tome conhecimento da infecção. Em cerca de um terço das infecções agudas, há evolução para as formas crônicas, que se desenvolvem 10-20 anos mais tarde. Quando a fase crônica começa, normalmente já é muito tarde para o tratamento: os sintomas de comprometimento cardíaco ou as sérias disfunções do esôfago e cólon podem ser irreversíveis. Os pacientes ficam cada vez mais doentes e podem sofrer morte súbita por insuficiência cardíaca. A expectativa de vida diminui em cerca de nove anos. É portanto vital desenvolver novos métodos para detectar a doença de Chagas no seu estágio inicial.
Tratamento
O Nifurtimox e o Benzonidazol são os dois únicos medicamentos existentes para o tratamento da doença de Chagas.
Nenhum dos dois é considerado ideal devido a uma série de restrições:
(a) baixa eficácia na fase crônica da doença;
(b) significativas variações regionais na eficácia, devido ao surgimento de resistência do T. cruzi;
(c) alta taxa de abandono do tratamento devido aos efeitos colaterais causados pelos medicamentos;
(d) longo período de tratamento (30 a 60 dias);
(e) necessidade de monitoramento sob supervisão médica especial. Em países pobres, onde não é possível estabelecer programas de detecção em massa e o tratamento é muito caro, crianças com menos de 12 anos são normalmente as únicas a receberem tratamento. As crianças têm uma chance maior de se beneficiarem com o tratamento, por ser menos provável que desenvolvam lesões crônicas.
Há pouquíssima pesquisa sendo desenvolvida atualmente para encontrar medicamentos menos tóxicos e mais eficazes que possibilitem o tratamento de pacientes com doença de Chagas de todas as idades.
Prevenção
Programas de controle de vetores são caros e não apresentam a resposta adequada para a crise médica e socioeconômica que a doença de Chagas causa em muitos países da América Latina. A prevenção sozinha não é suficiente pois não tem impacto sobre as pessoas já infectadas pela doença. Na verdade, a prevenção ideal consistiria em melhorar as condições das populações em risco. A doença de Chagas impede o desenvolvimento econômico de países da América Latina, causando sérias deficiências e mortalidade principalmente em adultos jovens, que estão no auge de suas vidas produtivas e não podem ser tratados com os medicamentos existentes.

 
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