Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

28 de junho de 2011

Curso de crochê na aldeia de Santo Antônio


Está sendo ministrado na comunidade indígena de Santo Antônio um curso de crochê, as pessoas participantes desse curso colaboraram com as lembrancinhas de crochê que foram oferecidas as mães no mês de maio. Foram formadas 2 turmas coordenadas por Cristina e ministrada por duas facilitadoras da própria comunidade que estão ministrando o curso.

Italianos no telecentro da Escola Indígena do Povo Pitaguari


A comunidade indígena do Povo Pitaguary recebeu visitantes da Itália, um casal e duas filhas que vieram ao encontro dos jovens que haviam participado do intercâmbio na Itália,mês de janeiro com o Pe. Rino Bovine. Os mesmos fizeram uma visitinha ao telecentro e falaram da pequena diferença existente entre as teclas dos computadores aqui no Brasil relacionando as da Itália. Elogiaram a modernização do espaço. Faça você também sua visitinha.

Dia 13 de junho- Encerramento da trezena de Santo Antônio- O santo casamenteiro



O encerramento da trezena de Santo Antônio do Pitaguary iniciou com uma procissão saindo da matriz de São José, Maracanaú até a comunidade que nesse mesmo momento recebia muitos romeiros para a missa de 7:00 horas da manhã, a procissão chegou as 9:00 horas da manhã onde foi feito o encerramento com a missa campal no santuário próximo a igreja de Santo Antônio. Vieram romeiros de muitos lugares do ceará e para quem queria apressar ou pedir um casamento ao santo casamenteiro, foi o momento certo. Muita gente pegou um pouco da casca do pau da bandeira para fazer o chá do casamento. Momento também do cumprimento de promessas à Santo Antônio. Esteve presente também nesse momento de encerramento o prefeito Roberto Pessoa, a Dep. Estadual Fernanda Pessoa, o Dep. Estadual Ítalo Camurça,e o vice- prefeito Firmo Camurça.

12 de junho- Romaria Indígena



A etnia Pitaguary tem como tradição a romaria indígena que é realizada todos os anos para a mangueira bi-centenária. Momento em que acontece o ritual sagrado, agradecimentos ao pai tupã e as lembranças dos parentes que um dia foram massacrados na mesma mangueira.Participam desse momento a comunidade de Santo Antônio,Olho D´água e Monguba, município de Pacatuba.Estiveram presentes visitantes de Fortaleza, Maracanaú, Pe. Rino coordenador do MSMCBJ e grande parceiro da comunidade.

Fora DENGUE...


O Distrito Sanitário Especial indígena do Ceará em parceria com a Secretaria de Saúde do município de Maracanaú por meio da equipe de mobilização social está realizando ações educativas, apresentações de vídeos e debates sobre a dengue com os alunos da E.M.I.E.B. do Povo Pitaguari com o objetivo de trazer para a escola uma reflexão sobre a doença, os sintomas e formas de prevenção além de estabelecer uma parceria com a escola no sentido de desenvolver ações preventivas no combate ao mosquito da dengue. O aedes aegypti.

20 de junho de 2011

Escola Indígena , UFC


A Escola Indígena do povo pitaguary recebeu mais uma vez na aldeia os indígenas das aldeias de Aquiraz( Jenipapo Kanidé),Caucaia( Tapeba e Anacé)e Aratuba( Kanindé de Aratuba), que estão participando do curso Intercultural Indígena da UFC -MISIPITAKAJÁ, onde os mesmos tiveram acesso ao telecentro da escola para realizarem alguns trabalhos como formatação de textos. Estiveram presentes também coordenadores do curso Babi Fonteles e Cleber Saraiva e o historiador Carlos Alencar.

Fórum de Educação


A Escola Indígena do povo Pitaguary coordenada pelo diretor Reginaldo Gadelha realizou o Fórum de Educação com todos os funcionários da mesma para debaterem juntos uma reorganização, mudanças ou acrescimos de melhorias para o desenvolvimento e crescimento educacional na escola.Nesse mensmo momento teve a particiapção de alunos que puderam expressar suas opiniões e desejos para a melhoria da escola.O momento foi finalizado com com uma boa avaliação de todos.

Coelce , CRAS indígena e Comunidade


A coelce em parceria com o CRAS Indígena realizaram a troca de geladeira com o povo indígena Pitaguary de Maracanaú. Foi feito a troca de 200 geladeiras na aldeia e uma das exigências da Coelce era o comprovante da última conta paga, RG, CPF. Desse momento participaram a comunidade indígena de Horto e Olho D´água e Santo Antônio.Todas as pessoas que tinham sua geladeira velha hoje podem estar com um menor consumo de energia em casa. Parabéns a comunidade, Cras indígena e a Coelce pela parceria.

10 de junho de 2011



Festejo de Santo Antônio na comunidade Indígena de Santo Antônio do pitaguary.
Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil , co-padroeiro de Maracanaú , mais conhecido como o santo casamenteiro, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.
A comunidade indígena de Santo Antônio tem por lenda a história do Sr. Antônio que queria muito possuir uma imagem de Santo Antônio grande e em uma de suas andaças pela aldeia avistou na gruta de Santo Antônio um pontinho que brilhava muito, na curiosidade resolveu ver o que era e quando retirou do buraco pôde perceber que era uma grande imagem do Santo, levou para casa e depois resolveu colocar na igreja, mas no dia seguinte veio a surpresa, a imagem havia sumido e estava novamente no buraco a isso aconteceu por diversas vezes até que fosse rezado a primeira missa na igreja e a partir de então a comunidade passou a ser conhecida como Santo Antônio do buraco.
Venha participar você também com a comunidade indígena de Santo Antônio a trezena iniciou dia 01 e vai até o dia 13 de junho do corrente ano com início sempre ás 19:00 horas . Rua Professor José Henrique da Silva s/n – Santo Antônio do Pitaguary/ Maracanaú-CE.

 
Subir