Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

21 de outubro de 2011

Festa dos Idosos- 24 de setembro


A Escola Indígena do Povo Pitaguari fez uma linda homenagem aos idosos da comunidade Indígena de Santo Antônio. Para os idosos foi oferecido um café da manhã.
Foram homenageados com mensagens, rosas. Mais uma vez foi relembrada a importância que os idosos têm em nossas vidas, pois os mesmos são a nossa história, sem eles ficaríamos sem nenhum conhecimento e nossa história estaria morta.
Os chamados troncos velhos são as raízes que precisamos para nos fortificarmos em conhecimentos e sabedoria para que nossa história seja repassada de geração em geração.

Projeto de hortaliça


A comunidade indígena de Santo Antônio em parceria com a Prefeitura de Maracanaú (EMATERCE) desenvolve um projeto de hortaliça nas proximidades do açude e algumas famílias em seus quintais. Tudo que é produzido pelos agricultores serve para o próprio consumo, venda aos moradores e para o projeto compra diret

Limpeza do açude da comunidade indígena de Santo Antônio


A comunidade indígena de Santo Antônio do Pitaguary colocou no plano de aplicação indígena 2011 que é feito anualmente na comunidade um projeto de piscicultura que será desenvolvido por um recurso da STN (Linha de Transmissão que passa dentro das terras indígenas) administrado pela FUNAI (Fundação Nacional do Índio).
Para que esse projeto ser desenvolvido é preciso ser feito a limpeza do açude. Alguns membros da comunidade tomar essa iniciativa enquanto aguardavam o pedido feito a prefeitura de uma máquina para ajudar na retirada dos matos. O trabalho está sendo realizado e todos aguardam ansiosos os chegados desse projeto.
Dia 10 de outubro a prefeitura (secretaria de obras ) encaminhou a máquina para ajudar nos trabalhos de retirada do mato no açude.

Produzindo textos para o jornal escolar (Jornaguary)


A escola Indígena do Povo Pitaguari resolveu usar uma nova metodologia para a publicação de mais uma edição do Jornaguary. Os alunos foram divididos em equipes e em seguida foi feito o sorteio dos temas a serem trabalhados. Para finalizar o trabalho cada equipe acompanhada por um professor responsável apresentou o trabalho produzido para ser publicado no jornalzinho

Aulas de Leitura - EMIEB Povo Pitaguari


A escola Municipal indígena do Povo Pitaguari possui um pequeno acervo de livros em um a sala adaptada (biblioteca e laboratório) onde é dividido semanalmente uma hora aula por turma na sala de leitura. Os alunos podem ter um contato com diversos gêneros textuais. O trabalho é realizado com o professor da sala com apoio da bibliotecária. A professora Cristina responsável pelo laboratório desenvolve com os alunos o projeto aluno leitor. Os alunos podem pegar um livro emprestado na biblioteca e depois de lido fazem um relatório, no final de cada bimestre é somado o total de livros lidos e relatórios concluídos, o aluno que tiver o maior número de relatórios comprovando os livros lidos será o vencedor e receberá um prêmio ( kit escolar e um livro) .

Secretaria de Habitação e povo Pitaguary


Os Conselhos Indígenas Pitaguary foram convocados para uma reunião no CRAS Indígena na comunidade de Santo Antônio para tratar de assuntos relacionados às habitações indígenas. Nesse mesmo momento as lideranças Cristina e Maurício falaram mais uma vez da viagem à Brasília que foram juntos com o vice-prefeito Firmo Camurça, Deputada estadual Fernanda Pessoa, Federal Gorete Pereira para levarem até a FUNAI e FUNASA a situação das moradias das comunidades de Olho D água, Horto e Santo Antônio que estão em situações precárias e de risco.
Colocaram para os representantes desse plano a situação de sempre tentarem resolver algo na comunidade, de tudo ser colocado no papel e as dificuldades de serem cumpridos. Foram escolhidas duas lideranças para participarem do Conselho Municipal de Habitação do município o Sr. Venâncio e a Srª Maria Pereira.

Secretaria de Habitação e comunidade Indígena de

Secretaria de Habitação e comunidade Indígena de

Secretaria de Habitação e comunidade Indígena de

Secretaria de Habitação e comunidade Indígena de

Secretaria de Habitação e comunidade Indígena de

 
Subir