Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

28 de abril de 2011

Escola Indígena em comemoração



A E.M.I.E.B do Povo Pitaguary trabalhou juntos com os alunos jogos e o desfile da garota e garoto Pitaguary.
Foi organizado corrida da tora, cabo de guerra, queda de braço inserindo esses jogos para todas as séries, mas com metodos diferentes. Foi finalizado o momento com o mais esperado desfile, onde foram vencedores a aluna Ana Carolina e Marcelo Augusto depois de aplaudidos todos os vencedores dos jogos foram e do desfile receberam medalhas de participação.

19 de abil - dia do índio



Pitaguary é a autodenominação dos índios que habitam a serra do mesmo nome, localizado no município de Maracanaú, Ceará. O termo é uma variante de Potiguara, o nome de outro grupo étnico do Nordeste, a quem são historicamente relacionados.
O dia 19 de abril foi comemorado pelos índios Pitaguary com uma grande organização do CRAS indígena com uma caminhada que reuniu as quatro comunidades indígenas Pitaguary ( Santo Antônio, Horto , Olho D`água e Monguba do município de Pacatuba). A caminhada iniciou na comunidade de Olho D`água com a abertura do ritual sagrado iniciado pelo pajé Barbosa e cacique Daniel da etnia. Foi finalizada na mangueira bi-centenária na comunidade de Santo Antônio do Pitaguary. O momento foi prestigiado pelos índios da aldeia e várias escolas do município de Maracanaú e Fortaleza. Também tivemos a participação de parceiros da comunidade indígena e outros visitantes.
Na mangueira como sempre é o momento mais esperado por todos local onde o pajé e cacique junto com os índio prestam homenagens ao pai tupã e aos parentes indígenas que já partiram e que um dia foram aprisionados e espancados naquela mesma mangueira. Na oportunidade foi homenageado o pajé Felismino que foi o primeiro pajé da etnia Pitaguary que faleceu dia 05 de abril desse mesmo ano.

Prefeitura de Maracanaú e Índios Pitaguary



Dia 08 de abril do corrente ano os índios Pitaguary de Maracanaú receberam um apoio e grande incentivo da Prefeitura de Maracanaú para reivindicações em Brasília. Tendo em vista o inverno e as situações precárias qm que ainda vivem índios Pitaguary com relação à moradia viajaram a brasília duas lideranças indígenas Maria Cristina e Mauricio represenado o povo Pitaguary juntamente com o vice- prefeito Firmo Camurça,a deputada estadual Fernanda Pessoa, deputada federal Gorete Pereira onde juntos foram com o objetivo de buscar recursos para realizar um projeto da troca das casas de taipa para casas de tijolo com õ objetivo de evitar o acesso dos beouros barbeiro que transmitem a doença de chagas.Levaram também várias reivindicações da comunidade aos orgãos competentes. Na oportunidade o vice-prefeito juntamente com a deputada estaduals Fernanda Pessoa prometeram também estarem colaborando com Escola Indígena do Povo Pitaguary. Finalizaram a viagem com esperanças de novas conquistas para o povo Pitaguary.

27 de abril de 2011

08 de Março dia internacional da mulher


É um dia comemorado pelos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher. A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Mulher...
Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Para homenagear as mulheres indígenas do povo Pitaguary destacamos a liderança , professora Maria Madalena Braga da Silva , mulher guerreira e bem conhecida a nível de estado por sua garra e força de vontade frente ao movimento indígena Pitaguary.
Todas as mulheres indígenas sintam-se homenageadas e parabés por ser mulher e ter o dom de conceder vidas

Aniversário de Maracanú


A E.M.I.E.B do Povo Pitaguari comemora o aniversário de Maracanaú em acolhidas com o hino da cidade e em sala de aula os professores iniciaram um trabalho sobre “ conhecer um pouco de nossa cidade” com os alunos. Os alunos ficam bem atentos aos trabalhos pois passam a conhecer um pouco mais a história de sua cidade.

09 de Fevereiro- Dia do Zelador


O zelador tem uma grande importância dentro da escola na segurança das pessoas, principalmente nos dias atuais. São eles que zelam das pessoas e do patrimônio de edifícios, sejam comerciais, de apartamentos ou de estabelecimentos. Além de manter a ordem e garantir a segurança, o zelador é, por natureza, um acumulador de funções, uma espécie de “faz de tudo”. Comumente, é sua responsabilidade tratar da limpeza de seu ambiente de trabalho e entregar correspondências e objetos deixados com ele.
A E.M.I.E.B do Povo Pitaguari agradece e homenageia os zeladores da escola escola pelo intuito no trabalho e a colaboraçã. Francisco Cesar e Marta Gouveia.

15 de abril de 2011

O INÍCIO DO ANO LETIVO E COMEMORAÇÃO DO 9º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA INDÍGENA DO POVO PITAGUARI


A E.M.I.E.B do Povo Pitaguari iniciou dia 07 de fevereiro do corrente ano . O diretor Reginaldo Gadelha e a Supervisora da escola fizem uma acolhida de boas vindas aos alunos e professores com a perspectiva de mais um ano letivo positivo.
Na mesma oportunidade podems estar comemorando mais um ano de conquistas para nosso povo. Lembrar que à nove anos atrás foi conquistado um prédio , uma estrutura para , que melhorasse o funcionamento e o desenvolvimento da cultura Pitaguary.
todos os funcionários, alunos e comunidade puderam comemorar juntos esse dia com apresentações de alunos slides e professores.
A escola é um ambiente de trabalho , mas tem que ser uma produção de qualidade. Trabalho esse que muitas vezes se confundem com emprego , função , ocupação , tarefa. Mais esse trabalho tem uma obrigação de dar resultado positivo.
Para realizar esse trabalho , tem que permanentemente se planejar antes para ver que vai resultar dele , por isso é o que se distingue o homem de outros animais. A educação existente uma definição das classes sociais.
Quem trabalha muito visa receber resultado.
Com a troca de experiência espera que haja um bom funcionamento e crescimento educacional da escola.

SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DA TURMA DE 9º ANO -2010



É com muita satisfação que a E.M.I.E.B. do Povo Pitaguari comemora mais uma realização , mesmo tendo que enfrentar algumas dificuldades para que esse momento fosse realizado .Na oportunidade foi homenageado a patrona da turma professora e coordenadora da escola indígena Evania Maria momento també de despedida da mesma que estava deixando a comunidade e escola para seguir uma nova caminhada.
Existe poder no conhecimento, no desejo e no espírito. E esse poder que habita em você é a chave para a criação da prosperidade que a nova caminhada que se inicia ao término desse curso seja de sucesso e realizações.

Confraternização dos funcionários da escola índígena do Povo Pitaguary 2010


Os funcionários da escola indígena do povo Pitaguary comemoraram o termino de mais um ano com um almoço e uma troca de presentes . Nesse mesmo momento se disponibilizaram a participar de dinâmicas, mensagens reflexivas e banho de piscina.

7 de abril de 2011

CULTURA INDÍGENA PITAGUARY NA ITÁLIA



A cultura indígena Pitaguary sai de Maracanaú e chega à Itália.

Nove jovens da aldeia Pitaguary, entre 10 e 16 anos, acompanhados de um representante adulto, estão na cidade de Limbiate, na Itália, onde participam do “Encontro por um Diálogo com a Cultura Indígena”.

O evento discute o meio ambiente, dentro da cultura dos índios Lakota Sioux, dos Estados Unidos, e a Pitaguary, de Maracanaú. Nos 30 dias que permanecerão no país, os jovens visitam também escolas e universidades, mostrando seu artesanato, a cultura e a dança, o tradicional Toré, cantando, inclusive em Tupi e em Italiano.

Os meninos indígenas prepararam, ainda, um espetáculo teatral na língua daquele país.

 
Subir