Pitaguary é a autodenominação dos índios que habitam a serra do mesmo nome, localizado no município de Maracanaú, Ceará. O termo é uma variante de Potiguara, o nome de outro grupo étnico do Nordeste, a quem são historicamente relacionados.
O dia 19 de abril foi comemorado pelos índios Pitaguary com uma grande organização do CRAS indígena com uma caminhada que reuniu as quatro comunidades indígenas Pitaguary ( Santo Antônio, Horto , Olho D`água e Monguba do município de Pacatuba). A caminhada iniciou na comunidade de Olho D`água com a abertura do ritual sagrado iniciado pelo pajé Barbosa e cacique Daniel da etnia. Foi finalizada na mangueira bi-centenária na comunidade de Santo Antônio do Pitaguary. O momento foi prestigiado pelos índios da aldeia e várias escolas do município de Maracanaú e Fortaleza. Também tivemos a participação de parceiros da comunidade indígena e outros visitantes.
Na mangueira como sempre é o momento mais esperado por todos local onde o pajé e cacique junto com os índio prestam homenagens ao pai tupã e aos parentes indígenas que já partiram e que um dia foram aprisionados e espancados naquela mesma mangueira. Na oportunidade foi homenageado o pajé Felismino que foi o primeiro pajé da etnia Pitaguary que faleceu dia 05 de abril desse mesmo ano.
0 comentários:
Postar um comentário
VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG