19 de maio de 2010

19 de Abril- Comemoração do dia do índio.





A comunidade indígena de Santo Antônio comemorou o dia do índio comemorou o dia do índio 19 de abril junto com a escola indigena. O evento de comemoração deu inicio com o ritual sagrado na mangueira bi-centenária onde o cacique Daniel saudou a comunidade e visitantese e logo depois da oração inicial ele diz a seguinte frase. "Hoje é um dia muito importante , mas temos que lembrar que que todo dia é dia do índio". Com esse relato ele iniciou as atividade em comemoração ao dia do índio.
Inicialmente foi apresentado por alguns alunos da escola indígena a pajelança (ritual feito pelo pajé da aldeia)na palhoça localizada na Aldeia Central. Em seguida foi dado continuidade as apresentações com alguns números artisticos e culturais indígenas por alguns alunos da escola.Na ocasião a comunidade recebeu a visita de estudantes de escolas do município de Maracanaú e Fortaleza. A comunidade teve como parceiros para o evento o Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim(MSMCBJ),Escola Técnica de Maracanaú, Antonio Josè e Empresa VIA METRO.O evento foi finalisado com o desfile da garota e garoto Pitaguary.Os vencedores foram Ana Carolina Gonçalves de Moura e Reney Meneses da Silva.
O dia do índio não está relacionado apenas a 19 de abril , como foi bem lembrado pelo cacique Daniel, nós indígenas não devemos nos contentar apenas com um dia no nosso calendário, mas que á cada dia possamos deixar claro para a sociedade que somos índios desde o nosso nascimento.
Infelizmente a sociedade braileira esqueceu da rica contribuição que o índio deu e continua dando para o desenvolvimento dessa nação. O que vemos é um povo marginalisado , sofrido e esquecido sendo lembrado apenas no mês de abril.
O que devemos fazer para mudar esse nosso contexto? Devemos lutar e ter a conciência de que o índio está bem vivo e presente todos os dias do ano na luta por melhores condições de vida e na defesa de seu povo.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG

 
Subir