27 de abril de 2010

PROJETO DE LEITURA



A escola indígena do povo Pitaguari vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses um projeto de leitura onde cultive no aluno o gosto pela mesma. O projeto consta de visitas diárias a biblioteca e onde lá os alunos tem oportunidade de manusear,ler seus livros e ainda socializar suas leituras.
A professora Cristina que está a frente desse projeto vem promovendo estratégias de incentivo a leitura e criou o prêmio: 'aluno leitor' e juntamente com a escola indígena do Povo Pitaguari fez a entrega do prêmio aos alunos que mais se destacaram na leitura durante os dois primeiros meses de aula.
Foram premiados: Lívia Elen Araújo Mota, aluna do 4ª ano, manhã e Rafael Batista Rodrigues aluno do 9º ano, tarde.
Segundo a professora o projeto está dando certo e os alunos estão cada vez mais envolvidos com a leitura. Explica que foi para incentiva-los a compreender o que leram não é apenas ler e entregar o livro de volta á biblioteca, mas que a cada livro lido é cobrado um relatório de compreensão leitora.
O prazer de ler deve ser livre, mas acho que como pessoas “educadoras” devemos ajudar, e não impor, a sua descoberta. Considero que a educação detém um papel fundamental nesta descoberta e acho que se deve privilegiar o contato da criança com o livro, o que não significa que todas as crianças se tornem leitores fervorosos. Eu adoro ler, adoro o contato com o livro e tento ler sempre que posso. Desde muito cedo tive o contato com livros. Aprendi a ler bem cedo, todos os livros que pegava fingia uma leitura através das gravuras e a partir do momento em que conheci as letras, ou seja o alfabeto, fui me envolvendo muito mais nesse mundo mágico da leitura. Sempre gostei de ler sentada em baixo de uma árvore sozinha sem nenhum barulho. Para mim ler é viajar no mundo da leitura é buscar vivenciar a leitura apenas com o pensamento,é flutuar sobre as palavras.( Professora Cristina Silva).

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG

 
Subir