5 de abril de 2010

19 DE MARÇO- DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Ler é viajar sem sair do lugar com os olhos e a imaginação.
Professora: Cristyna Silva

A informação , ou melhor , o acesso á informação constitui com certeza fator importantissímo para o progresso social e econômico de qualquer povo. Para ensar os problemas econômicos e sociais que se apresentam , é necessário obter informações - através de livros , da imprensa e de publicações em geral. E são os centros de documentação e as bibliotecas- e nem exigem -, pois desconhecem sua função e sua importância .
É preciso despertar a consciência da população para essa nessecidade,pois não requisitamos aquilo que não valorizamos. Aprender a valorizar a informação é o primeiro passo para a constituição de uma consciência pública.
Pais, educadores,bibliotecáriose autoridades governamentais têm a responsabilidade de aumentar a consciência da importância da leitura , já que o grau de desnvolvimento de um povo está ligado ao acesso ao conhecimento e as informações transmitidos pela palavra impressa.
É necessário tornar a biblioteca mais acessível ao público, promovendo campanhas para sua organização nas comunidades e sensibilixando dirigentes de empresas públicas e privadas , organizações cívicas e o poder público.Incentivando-se sistemáticamente o hábito da cívicas e o poder público. Incentivando-se sistemáticamente o hábito da leitura , aprofunda-se a habilidade e o prazer de ler e , consequêntimente, a habilidade e o prazer de aprender , analisar e criar.
Em países em desenvolvimento , como o brasil, que ainda são carentes , em muitas áreas, dos recursos humanos e cientifícos necessários á produção de tecnológia própia , é fundamental divulgar e fazer conhecer mais a biblioteca e o valor e a importância do bibliotacário. A biblioteca pública , a escola e a imprensa livre constituem importantes pilares de uma democracia sólida.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG

 
Subir