27 de abril de 2010

Homenagem




A Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari prestou homenagem de apadrinhamento á Comunidade Indígena Pitaguary. Cada dependência da escola recebeu um nome de pessoas que foram e são importantes para o movimento indígena como: alunos, funcionários, e lideranças local.
Dentro do projeto acolhida que acontece as segunda-feira a professora Edjane e sua turma de 1º ano prestam homenagem a Srª Joaquina Helena de Sousa que que é a patrona desta sala. Repassaram para os demais alunos um pouco de sua história de vida.
Inicialmente a professora e seus alunos fizeram uma visita a residência da mesma para entrevistá-la e conseguiram também trazê-la até a escola no dia da apresentação. Para a escola foi uma honra recebê-la. D. Joaquina hoje com 84 anos se acha uma vencedora por ter criado seus 10 filhos praticamente sozinha com seu trabalho árduo na roça, sendo que seu esposo foi assassinado deixando um filho de apenas dois meses,apesar desses desafios soube educar seus filhos e hoje eles estão todos casados. D. Joaquina foi abençoada com uma grande quantidade de netos e bisnetos, apesar das dificuldades que ela enfrentou mostrou-se uma mulher de coragem, guerreira e sempre disposta a ajudar o seu próximo. ,tem também em sua memória muita história para ser registrada e contada.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG

 
Subir