5 de abril de 2010

12 de Março- Dia da Biblioteca


" O livro traz a vantagem dagente estar só e ao mesmo tempo acompanhado." Mário Quintana
Imagine um lugar onde pudéssemos encontrar todos os livros do mundo, desde os pesados livros antigos até as recentes obras armazenadas em computador . Esse local imaginário é o que o escritor argentino Jorge Luiz Borges chamou de biblioteca de Babel, " interminável e infinita."
Caucula-se que a biblioteca mais antiga do mundo tenha sido a de Assurbanipal, rei dos assírios, que viveu no século VII a.C. No Egito, existiu a biblioteca de Alexandria, que teria sido parcialmente destruída por conquistadores romanos no século I a.C. Nessa época, os livros eram manúscritos em rolos de papiro. Foi com a invenção da tipografia pelo alemão Gutemberg, em meados do século XV , que os livros passaram a ser impressos em máquinas ,multiplicando-se com facilidade. A partir de então, surgiram inúmeras bibliotecas , particulares e públicas. Atualmente, situa-se em Washinton , EUA, a maior biblioteca do mundo. Itália, Suíça e França também abrigaram ricas e amplas bibliotecas. Um dos maiores livros do mundo encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Ele pesa 65 Kg e é escrito em aramaico , a língua falada por Jesus e seus discípulos. A maior biblioteca pública brasileira é a Biblioteca Naciona do Rio de Janeiro, cujos primeiros livros foram trazidos de Portugal em 1810. Seu acervo conta com mais de oito milhões de livros. As bibliotecas, além de livros, guardam e conservam vários documentos.De modo geral , o ambiente das bibliotecas é silencioso, o ambiente das bibliotecas é silencioso, por ser um local de pesquisa e estudo, atividades que requerem concentração . Os bibliotecários- profissionais que administram as bibliotecas- orientam os leitores e pesquisadores em suas consultas, além de esclarecerem como é organizado o acervo.
A biblioteca da Escola Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari possue poucos livros, mas dá acesso aos alunos de poder pegar um livro e se deliciar com suas leituras. O acervo de livros existentes na biblioteca destacamos em: literatura infantil, livros indígenas, de pesquisas, contos, mitos , lendas.

0 comentários:

Postar um comentário

VIVA A VIDA INTENSAMENTE BUSCANDO NO MÁXIMO SER VOCÊ MESMO...
DEIXE SEU COMENTÁRIO. VISITE O NOSSO BLOG

 
Subir