Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Participação

Cursos online e oficinas ofertados a comunidade local.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

27 de abril de 2010

PROJETO DE LEITURA



A escola indígena do povo Pitaguari vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses um projeto de leitura onde cultive no aluno o gosto pela mesma. O projeto consta de visitas diárias a biblioteca e onde lá os alunos tem oportunidade de manusear,ler seus livros e ainda socializar suas leituras.
A professora Cristina que está a frente desse projeto vem promovendo estratégias de incentivo a leitura e criou o prêmio: 'aluno leitor' e juntamente com a escola indígena do Povo Pitaguari fez a entrega do prêmio aos alunos que mais se destacaram na leitura durante os dois primeiros meses de aula.
Foram premiados: Lívia Elen Araújo Mota, aluna do 4ª ano, manhã e Rafael Batista Rodrigues aluno do 9º ano, tarde.
Segundo a professora o projeto está dando certo e os alunos estão cada vez mais envolvidos com a leitura. Explica que foi para incentiva-los a compreender o que leram não é apenas ler e entregar o livro de volta á biblioteca, mas que a cada livro lido é cobrado um relatório de compreensão leitora.
O prazer de ler deve ser livre, mas acho que como pessoas “educadoras” devemos ajudar, e não impor, a sua descoberta. Considero que a educação detém um papel fundamental nesta descoberta e acho que se deve privilegiar o contato da criança com o livro, o que não significa que todas as crianças se tornem leitores fervorosos. Eu adoro ler, adoro o contato com o livro e tento ler sempre que posso. Desde muito cedo tive o contato com livros. Aprendi a ler bem cedo, todos os livros que pegava fingia uma leitura através das gravuras e a partir do momento em que conheci as letras, ou seja o alfabeto, fui me envolvendo muito mais nesse mundo mágico da leitura. Sempre gostei de ler sentada em baixo de uma árvore sozinha sem nenhum barulho. Para mim ler é viajar no mundo da leitura é buscar vivenciar a leitura apenas com o pensamento,é flutuar sobre as palavras.( Professora Cristina Silva).

Homenagem




A Escola Municipal Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari prestou homenagem de apadrinhamento á Comunidade Indígena Pitaguary. Cada dependência da escola recebeu um nome de pessoas que foram e são importantes para o movimento indígena como: alunos, funcionários, e lideranças local.
Dentro do projeto acolhida que acontece as segunda-feira a professora Edjane e sua turma de 1º ano prestam homenagem a Srª Joaquina Helena de Sousa que que é a patrona desta sala. Repassaram para os demais alunos um pouco de sua história de vida.
Inicialmente a professora e seus alunos fizeram uma visita a residência da mesma para entrevistá-la e conseguiram também trazê-la até a escola no dia da apresentação. Para a escola foi uma honra recebê-la. D. Joaquina hoje com 84 anos se acha uma vencedora por ter criado seus 10 filhos praticamente sozinha com seu trabalho árduo na roça, sendo que seu esposo foi assassinado deixando um filho de apenas dois meses,apesar desses desafios soube educar seus filhos e hoje eles estão todos casados. D. Joaquina foi abençoada com uma grande quantidade de netos e bisnetos, apesar das dificuldades que ela enfrentou mostrou-se uma mulher de coragem, guerreira e sempre disposta a ajudar o seu próximo. ,tem também em sua memória muita história para ser registrada e contada.

17 de abril de 2010

Vídeo sobre o Povo Pitaguary

5 de abril de 2010

19 DE MARÇO- DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Ler é viajar sem sair do lugar com os olhos e a imaginação.
Professora: Cristyna Silva

A informação , ou melhor , o acesso á informação constitui com certeza fator importantissímo para o progresso social e econômico de qualquer povo. Para ensar os problemas econômicos e sociais que se apresentam , é necessário obter informações - através de livros , da imprensa e de publicações em geral. E são os centros de documentação e as bibliotecas- e nem exigem -, pois desconhecem sua função e sua importância .
É preciso despertar a consciência da população para essa nessecidade,pois não requisitamos aquilo que não valorizamos. Aprender a valorizar a informação é o primeiro passo para a constituição de uma consciência pública.
Pais, educadores,bibliotecáriose autoridades governamentais têm a responsabilidade de aumentar a consciência da importância da leitura , já que o grau de desnvolvimento de um povo está ligado ao acesso ao conhecimento e as informações transmitidos pela palavra impressa.
É necessário tornar a biblioteca mais acessível ao público, promovendo campanhas para sua organização nas comunidades e sensibilixando dirigentes de empresas públicas e privadas , organizações cívicas e o poder público.Incentivando-se sistemáticamente o hábito da cívicas e o poder público. Incentivando-se sistemáticamente o hábito da leitura , aprofunda-se a habilidade e o prazer de ler e , consequêntimente, a habilidade e o prazer de aprender , analisar e criar.
Em países em desenvolvimento , como o brasil, que ainda são carentes , em muitas áreas, dos recursos humanos e cientifícos necessários á produção de tecnológia própia , é fundamental divulgar e fazer conhecer mais a biblioteca e o valor e a importância do bibliotacário. A biblioteca pública , a escola e a imprensa livre constituem importantes pilares de uma democracia sólida.

12 de Março- Dia da Biblioteca


" O livro traz a vantagem dagente estar só e ao mesmo tempo acompanhado." Mário Quintana
Imagine um lugar onde pudéssemos encontrar todos os livros do mundo, desde os pesados livros antigos até as recentes obras armazenadas em computador . Esse local imaginário é o que o escritor argentino Jorge Luiz Borges chamou de biblioteca de Babel, " interminável e infinita."
Caucula-se que a biblioteca mais antiga do mundo tenha sido a de Assurbanipal, rei dos assírios, que viveu no século VII a.C. No Egito, existiu a biblioteca de Alexandria, que teria sido parcialmente destruída por conquistadores romanos no século I a.C. Nessa época, os livros eram manúscritos em rolos de papiro. Foi com a invenção da tipografia pelo alemão Gutemberg, em meados do século XV , que os livros passaram a ser impressos em máquinas ,multiplicando-se com facilidade. A partir de então, surgiram inúmeras bibliotecas , particulares e públicas. Atualmente, situa-se em Washinton , EUA, a maior biblioteca do mundo. Itália, Suíça e França também abrigaram ricas e amplas bibliotecas. Um dos maiores livros do mundo encontra-se na Biblioteca do Vaticano. Ele pesa 65 Kg e é escrito em aramaico , a língua falada por Jesus e seus discípulos. A maior biblioteca pública brasileira é a Biblioteca Naciona do Rio de Janeiro, cujos primeiros livros foram trazidos de Portugal em 1810. Seu acervo conta com mais de oito milhões de livros. As bibliotecas, além de livros, guardam e conservam vários documentos.De modo geral , o ambiente das bibliotecas é silencioso, o ambiente das bibliotecas é silencioso, por ser um local de pesquisa e estudo, atividades que requerem concentração . Os bibliotecários- profissionais que administram as bibliotecas- orientam os leitores e pesquisadores em suas consultas, além de esclarecerem como é organizado o acervo.
A biblioteca da Escola Indígena de Educação Básica do Povo Pitaguari possue poucos livros, mas dá acesso aos alunos de poder pegar um livro e se deliciar com suas leituras. O acervo de livros existentes na biblioteca destacamos em: literatura infantil, livros indígenas, de pesquisas, contos, mitos , lendas.

 
Subir